Guia Veterinário sobre Gatos, Toxoplasmose e Gravidez: o que precisa saber e os cuidados a ter
Dra. Teresa Baptista
Médica Veterinária
Índice de Conteúdos
consulta veterinária ao domicílio
Desparasitação ao Domicílio
Vacinação ao Domicílio
Quando o assunto é toxoplasmose e gravidez, os gatos aparecem quase sempre como os vilões da história. Mas será assim mesmo? A toxoplasmose é uma infeção parasitária comum e, apesar de ser cada vez mais raro, ainda há quem, por falta de conhecimento, diga adeus ao seu gato devido à chegada de um novo membro na família.
Neste artigo, vamos falar sobre a toxoplasmose e a gravidez, bem como os cuidados a ter com os gatos neste período.
O que é a toxoplasmose?
A toxoplasmose é uma infeção causada pelo parasita protozoário Toxoplasma gondii. Este parasita reproduz-se unicamente no intestino dos gatos. Desta forma, os ovos deste parasita podem estar presentes nas fezes dos gatos e ser encontrados em diferentes locais onde os gatos fazem as suas necessidades, como locais públicos, hortas caseiras, entre outros.
A toxoplasmose é uma zoonose, ou seja, uma doença que pode ser transmitida dos animais ao homem. Em alguns casos, pode ter consequências graves para pessoas imunocomprometidas e para mulheres grávidas. Por isso, existe o mito de que mulheres grávidas e gatos são incompatíveis, mas com os cuidados certos, gravidez e gatos são compatíveis como veremos mais adiante.
Como se transmite a toxoplasmose?
A toxoplasmose pode ser contraída de diferentes formas:
- Através da ingestão de alimentos contaminados com ovos de toxoplasma;
- Ingestão de carne com cistos de toxoplasma;
- Transmissão de mãe infetada para o feto através da placenta.
Quais os sintomas da toxoplasmose?
Entre os sintomas da toxoplasmose, destacam-se:
- Inchaço dos gânglios linfáticos (axilas e pescoço);
- Dores musculares;
- Febre;
- Mal-estar.
Quando a toxoplasmose é transmitida ao feto durante a gravidez, podem ocorrer abortos espontâneos e problemas de saúde graves com o bebé, por isso a prevenção é tão importante.
Como sei se o meu gato tem toxoplasmose?
Embora a toxoplasmose possa passar despercebida em gatos saudáveis, animais com sistemas imunitários enfraquecidos ou mais novos podem indicar sinais mais visíveis da infeção. Estes sintomas podem incluir:
- Letargia;
- Perda de apetite;
- Febre;
- Diarreia;
- Problemas respiratórios;
- Sintomas neurológicos;
- Iterícia.
Através de consultas veterinárias regulares, é possível acompanhar o estado de saúde do seu gato de uma forma mais próxima, prevenindo possíveis complicações de saúde que, por vezes, podem passar despercebidas.
Toxoplasmose e gravidez: tenho de dar o meu gato se estiver grávida?
Se estiver grávida, não tem de dar o seu gato, mesmo que seja suscetível à toxoplasmose. O que aconselhamos é que redobre os cuidados de forma a garantir tanto a sua saúde, quanto a do seu bebé. Com algumas medidas de prevenção, é possível que todos vivam felizes.
Cuidados gerais para a prevenção da toxoplasmose
Entre os conselhos gerais de prevenção da toxoplasmose, incluindo os que se deve ter no período da gravidez, destacamos:
- Congelar os alimentos da forma adequada antes do seu processo de preparação;
- Descongelar os alimentos de acordo com as boas práticas de higiene;
- Cozinhar bem os alimentos que vão ser ingeridos;
- Descascar e lavar bem as frutas e produtos hortícolas;
- Higienizar os instrumentos que estiveram em contacto com carnes cruas que possam conter os cistos de toxoplasma, como facas, tábuas e bacias, por exemplo;
- Beber apenas água filtrada;
- Utilizar luvas durante as tarefas de jardinagem e agrícolas.
Cuidados diários com os gatos para a prevenção da toxoplasmose
No que diz respeito aos cuidados mais específicos a ter com os gatos para a prevenção da toxoplasmose, em especial, durante o período da gravidez, destacamos:
- Peça a alguém para limpar a caixa de areia: evite o contacto com a caixa de areia, sempre que possível. Se tiver de limpar a caixa de areia, utilize luvas e higienize as mãos logo a seguir. A caixa de areia deve ser limpa todos os dias.
- Limite a circulação: se possível, limite a circulação no exterior, sobretudo se não for observada, pois poderá haver contacto com ratos ou outros animais, por ex;
- Lave as mãos: depois de mexer no seu gato, lave as mãos;
- Elimine os insetos em casa: mantenha a casa livre de moscas e baratas, que podem trazer o parasita e serem comidos pelo gato;
- Evite trazer novos gatos para casa: durante este período da gravidez, aconselhamos que não adote um novo membro para a sua família. Aguarde pelo nascimento do bebé;
- Consulte um médico veterinário: a desparasitação, bem como a vacinação são medidas de saúde importantes. Além disso, o médico veterinário poderá testar o seu gato para a toxoplasmose e traçar consigo um plano de ação detalhado sobre o que deve ser feito ao nível de prevenção de acordo com o seu caso.
Mantenha a vigilância da saúde do seu gato e veja a sua família aumentar de uma forma tranquila e com a alegria que o momento merece. Se tem alguma dúvida que pretende esclarecer sobre toxoplasmose, gravidez e gatos, fale connosco. Os nossos médicos veterinários estão sempre disponíveis para ajudar.
A informação presente neste artigo não dispensa a consulta com um médico veterinário, que poderá fazer a avaliação do seu animal de estimação, de acordo com as características únicas do seu perfil.